• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

Associações Gastronómicas

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

À mesa, o Vinho permite estabelecer múltiplas harmonias. Assim, os brancos, servidos frescos, constituem um aperitivo ideal, ligando bem com canapés de peixe fumado, carnes frias, marisco e também com queijo fresco de ovelha e de cabra. Adaptam-se, também, aos "cocktails". Os restantes ligam perfeitamente com frutos secos, presunto serrano, e pratos de caça, fazendo uma excelente combinação com grande parte dos queijos nacionais (Serra, Serpa, Azeitão, Rabaçal, Ilha).
A versatilidade das associações gastronómicas com os vinhos abrange também as sobremesas, como as tartes de fruta, pudins leves e bolos pouco doces e sorvetes, ligando também bem com o chocolate e com frutas frescas.

A hora de glória dos vinhos atinge-se chegado o momento de saborear pausadamente um Tawny velho ou um Vintage, expressão máxima dos vinhos do Alto Douro, partindo-se desta forma à descoberta das suas múltiplas subtilezas. Apesar do Vinho do Porto ser tipicamente consumido como digestivo, existem algumas associações gastronómicas muito saborosas entre as quais se destacam o queijo e os doces. Com estas sugestões, escolher o melhor queijo ou doce para acompanhar o seu porto, vai tornar-se mais fácil. Relativamente ao queijo, deve-se respeitar a adequação do queijo ao corpo do vinho. O queijo é pungente, salgado ou doce? Observe a textura do queijo.

 

 

Associações gastronómicas com doces

 

 

 

Prova de Vinhos

Mesão Frio oferece mais...