• www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt
  • www.mesaofrio.com.pt

História

Lazer

Vitivinicultura

Gastronomia

Artesanato

O Armazenamento

  • Versão para impressãoEnviar por E-mail

O tipo de armazenamento tem uma influência primordial sobre as transformações e a composição do vinho, pelo que a natureza e a capacidade dos recipientes devem estar adaptados ao tipo de evolução desejado para o vinho. Os vinhos são habitualmente conservados em pipas características da Região Duriense, em toneis (25.000 a 35.000 litros) ou em cubas (550.000 a 750.000 litros). A capacidade de armazenagem em madeira representa mais de dois terços da capacidade total de armazenamento.

A madeira mais utilizada é o carvalho português, mas têm sido igualmente empregues o castanheiro e outras madeira exóticas. As grandes cubas cilíndricas em aço inoxidável e o betão revestido representam, respectivamente, cerca de 10% da capacidade total, utilizando-se apenas para armazenamento dos vinhos durante curtos períodos.

O Vinho do Porto é armazenado em grandes cascos de carvalho, descansando durante o Inverno na adega onde é feito. Na Primavera do ano seguinte estes cascos são transportados para as Caves em Vila Nova de Gaia, no lado oposto da cidade do Porto.  Antes de serem armazenados, estes vinhos são provados para que seja decidido em que blend serão utilizados. Os predestinados aos Tawnies vão de imediato para cascos pequenos (conhecidos como pipas) que contêm somente 550 litros, mas permitem ao vinho amadurecer para a sua cor característica "tawny".

Prova de Vinhos

Mesão Frio oferece mais...